Manual de Boas Práticas (MBP)

Elaboração de Manual de Boas Práticas (MBP)

O Manual de Boas Práticas é um documento que aborda toda a rotina do estabelecimento, desde o recebimento até a distribuição dos alimentos. Todos os detalhes estão dentro deste manual, que deverá ser de conhecimento geral.
A CONSULVISA oferece serviço de consultoria Elaboração de Manual de Boas Práticas (MBP) para empresas de qualquer setor, seguindo rigidamente as determinações das legislações e normas federais, estaduais e municipais vigente.
– O Manual de Boas Práticas de Fabricação é obrigatório e fiscalizado pela ANVISA a empresas dos segmentos de: Alimentos, Cosméticos, Farmácias e Drogarias, Insumos Farmacêuticos, Medicamentos, Produtos para Saúde e Saneantes. (ANVISA 2020).
– “Vigilância Sanitária intensifica fiscalização nos estabelecimentos comerciais em todo o Brasil”. (Noticiário 2020)
– “As infrações sanitárias serão punidas, alternativa ou cumulativamente, com penalidades. A pena de multa consiste no pagamento das seguintes quantias: Mínimo de R$ 2.000,00 em infrações leves, a R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) nas infrações gravíssimas.” (Lei Nº 6.437, de 20 de agosto de 1977).
– “Projeto reforça incentivo a boas práticas de fabricação para agricultores na pandemia. A pandemia causada pelo novo coronavírus estimulou cuidados pessoais com a casa e os alimentos para evitar contaminações. Por isso, o Projeto Bem Diverso intensificou o trabalho de informação e sensibilização, sobre as boas práticas de fabricação de alimentos”. (Noticiário 2020)
A RDC nº 216 define Manual de Boas Práticas como: “documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo, no mínimo, os requisitos higiênico-sanitários dos edifícios, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, o controle integrado de vetores e pragas urbanas, a capacitação profissional, o controle da higiene e saúde dos manipuladores, o manejo de resíduos e o controle e garantia de qualidade do alimento preparado”.
Como este é um documentário obrigatório para o licenciamento sanitário anual dos estabelecimentos, logo, o profissional da área da nutrição tem de ser capaz de executá-lo.
O manual, porém, não pode ser um copia e cola. Isso porque é a reprodução exata e completa da realidade da empresa. Cada restaurante tem os seus POPs, os seus programas de capacitação profissional, detalhes que integram o seu dia a dia e a estrutura física e operacional. Ele é o guia de como ter um estabelecimento controlado, organizado, seguro e que siga as diretrizes regulamentadoras, sempre respeitando os limites e o cenário atual do local.
error: Protegido por Criptografia!!